-
Arquitetos: LINK arkitektur
- Área: 7100 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hundven-Clements Photography
-
Fabricantes: AMG Montaza, Binderholz, KEIM
Um modelo para um clima interno saudável. A recém-inaugurada escola primária 'Borgafjellet' na costa oeste da Noruega, perto de Bergen, é única em sua combinação de ventilação híbrida e madeira maciça em todas as superfícies. O objetivo geral do projeto era criar o melhor ambiente interno saudável possível para os 420 alunos e seus professores. A equipe do projeto estabeleceu grandes ambições para sustentabilidade, impacto climático, materiais duráveis e conforto interno, cultivando um edifício inovador com qualidades sustentáveis sólidas por muitas gerações.
Liderando o processo de A a Z. LINK Arkitektur foi responsável pela assessoraria de planejamento, arquitetura paisagística, física de construção e arquitetura. "Foi uma grande experiência de aprendizagem para ambas as partes cooperar tão estreitamente durante todo o processo, desde a fase inicial até a construção. Este projeto exigiu conhecimentos específicos em madeira maciça e ventilação híbrida. Por isso, reunimos uma forte equipe interdisciplinar para trazer o melhor em todas as partes do processo", explica o arquiteto e diretor de projeto Bjørn Feltens na LINK Arkitektur.
Um pouco de ar fresco. A escola faz uso extensivo de madeira maciça, o que reduz significativamente o impacto climático e atinge um nível de umidade interna estável. As paredes externas e internas, os perfis de transição, as coberturas, as escadas, os guarda-corpos e as paredes internas portantes são de madeira maciça. Mesmo as paredes interiores não estruturais são revestidas em madeira maciça. Além disso, a escola possui ventilação híbrida, que combina o suprimento de ar mecânico e natural. Este método de ventilação permite a entrada de ar fresco através de janelas controladas automaticamente, melhora a qualidade do ar e regula eficazmente a temperatura.
Refúgio para climas severos. A costa oeste é conhecida por seu clima severo. Duzentos e trinta dias por ano de chuvas torrenciais exigem áreas generosas para atividades ao ar livre, com uma grande cobertura para proteção. O conjunto de equipamentos exteriores oferece uma importante contribuição para a comunidade local e atrai visitantes de toda a região. O prédio da escola é de fácil manutenção e inclui revestimento de pinus com tratamento mineral, além dos painéis solares no telhado. Em colaboração com a ventilação híbrida, isso reduz o consumo de energia da escola e o impacto no meio ambiente.
Microclima saudável. O interior é caracterizado pela madeira, que proporciona uma impressão bonita e ambientalmente responsável, oferecendo efeitos de bem-estar fisiológico e psicológico. Uma paleta de cores variada em tons naturais de terra e minerais confere a cada nível um caráter diferente, e a tinta de parede com pigmento natural oferece, por sua vez, um brilho aconchegante. O microclima da sala de aula influenciado pela ventilação, temperatura e taxa de umidade fornece uma qualidade do ar interno, o que melhora a saúde dos alunos e os resultados de aprendizagem.